A Greve Climática Estudantil é um coletivo de estudantes que luta por justiça climática, que existe desde 2019.

Fazemos parte do movimento internacional Fridays For Future, e da campanha internacional End Fossil (Fim ao Fóssil 2030!).

Desde 2019 que organizamos vários protestos estudantis pelo clima: greves, marchas, ações, vigílias e ocupações. Também participámos em várias iniciativas de movimentos sociais quer em Portugal, quer a nível internacional.

@gcelisboa

Junta-te ao movimento estudantil que luta por um futuro! Fim aos combustiveis fósseis até 2030. 28 abril greve estudantil, vamos marchar pelo nosso futuro. #CapCut #endfossil #fyp #fimaofossil #fff #casa #university #protest

♬ Deslocado – NAPA

No ano passado, escrevemos ao governo um ultimato: a Carta de Estudantes pelo Fim ao Fóssil 2030, assinada por centenas de estudantes. Na carta ameaçamos que se eles não se comprometerem com esta exigência, vamos paralisar as nossas escolas em protesto.

Vem participar na luta pela justiça climática e faz parte de um movimento que vai transformar o mundo!

História

Março

Surgimos para organizar a primeira greve às aulas pelo clima internacional, que aconteceu dia 15 de março, no seguimento da convocatória do Fridays for Future internacional. Lê mais aqui.

Maio

Organizámos vígilias em frente à Assembleia da República, para preparar as mobilizações da greve. Fizemos palestras e marchámos dia 24 de Maio. Lê mais aqui.

 

 

 

 

 

 

Junho

Estivemos, em conjunto com o Climáximo, na Alemanha, a participar na ação do Ende Gelände. Lê mais aqui.

No mesmo fim de semana, organizámos a V Vigília pelo Clima, e fizemos uma ação de protesto. Lê mais aqui.

Julho

Estivemos no 1º acampamento de ação climática em Portugal, na Bajouca aqui.