Dia 26 de Setembro atirámos ovos com tinta ao Ministro do Ambiente e da “Ação Climática”, Duarte Cordeiro, dizendo a alto e bom som que “Sem futuro não há Paz”.
O Ministro estava numa conferência sobre “Energia Verde” patrocinada pela Galp e pela EDP, e acompanhado pelos CEOs destas duas empresas. Obviamente esta conferência era uma fachada para limpar a imagem das empresas que em Portugal estão a lucrar com as crises climática e de custo de vida.
Duarte Cordeiro provou com a sua presença que prefere compactuar com os criminosos que nos estão a levar para o colapso do que garantir que nós, jovens que já nascemos em crise climática, temos um futuro. Conhecemos de cor as propostas e “compromissos” deste ministro, e sabemos que todas elas estão longe do necessário, e que a cada ano emitimos mais.
Não podemos continuar a permitir que o governo continue a fingir estar a fazer algo enquanto nos condena o futuro. Com esta ação quisemos expôr a inação do Ministro do ambiente mas fomos também cumprir a nossa promessa de que não lhes vamos dar paz enquanto eles não criarem um plano de transição justa compatível com a ciência.
Precisamos do fim ao fóssil até 2030 e de eltricidade 100% renovável e acessível até 2025, garantindo que este é o último inverno de gás em Portugal.
Prometemos continuar a não dar paz ao governo até que este seja o último inverno de gás!
Nos dias que se seguiram saíram dois artigos que escrevemos sobre esta ação: