WRAP UP da Primavera Estudantil pelo fim ao fóssil (2024)

Na Primavera de 2024, estávamos perante um momento histórico. O ano anterior foi o ano mais quente desde que há registo. Tivemos também duas eleições que davam o último mandato para decidir se íamos ter o fim aos combustíveis fósseis até 2030.

Sabíamos que este sistema não funciona ao viver neste mundo de crises, e que os combustíveis fósseis são uma das bases deste sistema, e não consentimos com que as instituições continuem a permitir guerras e crises em nome do lucro fóssil. Sabíamos que o único plano que nos garante um futuro é o fim ao fóssil até 2030. Só uma transição justa, nos prazos da ciência e baseada nos valores da liberdade e democracia vai evitar o colapso climático e a ascensão da extrema-direita. Mas nenhum programa político previa como vamos fazer a transição nos prazos necessários.

Sabíamos que tínhamos de assumir a responsabilidade histórica do momento, porque não ​​​​​​​​​​​​​​podíamos continuar a estudar e esperar que isso fosse suficiente para termos um futuro assegurado.
Esta primavera, vamos mobilizar-nos e organizar-nos nas escolas, que são os nossos espaços de luta, porque o que temos pela frente precisa de todos nós. Vamos construir núcleos nas escolas e universidades, organizar eventos, palestras, formações – e trocar ferramentas com outras escolas. Vamos fazer assembleias abertas a todos os estudantes, que poderão participar nas discussões e tarefas. É também aí que estudantes como nós se podem juntar às ações dos próximos meses e decidir em conjunto como fortalecer a nossa presença nas escolas.

Em Maio, vamos ter uma onda de ações para interromper as instituições de pode que nos estão a condenar até que sejam obrigadas a cumprir o plano da ciência, até que tenham um plano para o fim ao fóssil em 2030.

Somos o movimento estudantil que não consente com a nossa condenação em nome do lucro. Se quiseres estar do lado certo da história junta-te a nós. Precisamos da tua coragem e determinação para não dar paz ao sistema fóssil até termos um futuro assegurado

Ações

8 de junho- Marcha unidas contra o colapso