O Clima Summer Fest está aí a chegar! O que podes esperar do acampamento de verão organizado pela Greve Climática Lisboa?

Formações

Vamos ter algumas formações sobre a crise climática, o que é justiça climática, o que é o sistema capitalista e o que tem que ver com a crise em que estamos a viver e quais as verdadeiras e falsas soluções em cima da mesa (spoiler alert: os combustíveis fósseis estão nas falsas!).

Construção coletiva

Vamos ter muitas sessões dedicadas a construirmos em conjunto a greve climática global de 15 de Setembro, convocada internacionalmente pelo Fridays for Future, rede na qual nos inserimos. Queremos construir com as participantes do Clima Summer Fest este momento de manifestação, que marca apenas o início de um Outono cheio de ações que vão confrontar o sistema fóssil que nos rouba o futuro. Nestas sessões, queremos envolver-te a pensares connosco sobre como é que vamos tornar esta greve climática global um momento de retorno às ruas que coloca o movimento pela justiça climática na agenda e abre uma série de meses cheios de ação corajosa – estudantil e não só – pela justiça climática.

Encontrares o teu lugar

Há um lugar para toda a gente no movimento pela justiça climática. Há lugar para quem gosta de escrever, fotografar, falar em público, construir materiais, fazer arte, tocar música, editar vídeos, mexer em redes sociais, gritar ao megafone ou organizar listas do excel. E muito mais. Neste acampamento, esperemos que consigas encontrar o teu lugar no movimento, e vamos dar o nosso máximo para que consigas. Ao envolver as participantes na construção e montagem da greve de 15 de setembro, queremos que cada pessoa no final do acampamento descubra o seu lugar em alguma das várias equipas que vamos organizar.

Momentos de convívio e descontração

No Clima Summer Fest vamos dar espaço também para os momentos de descontração e conexão. Todas as noites depois do jantar temos atividades programadas como jam sessions, debates e filmes. Há também uma festa de abertura (30 de Junho) e uma festa de fecho (3 de Julho), com bandas ao vivo – Eme&Moxila e Flor Girino. Além disso, queremos que haja tempo e espaço para conheceres ao longo do Acampamento estudantes que, como tu, estão preocupadas com o futuro mas dispostas a lutar por ele.

Um terreno lindo na floresta com um rio

Vamos acampar no terreno da ABAD, Associação Bajouquense de Apoio ao Desenvolvimento. A ABAD é localizada na Bajouca, no distrito de Leiria. Para além da casa principal da ABAD onde teremos várias sessões bem como as refeições, a associação gere ainda o Parque do Pisão, onde vamos pôr as nossas tendas. O Parque do Pisão tem imensa floresta, mesas de picnic, um moinho e até um rio onde te podes ir refrescar nas pausas e no tempo livre. Espreita aqui o vídeo final do Camp-in-Gas, um acampamento de ação contra o gás fóssil que teve lugar no mesmo terreno em 2019.

Arte!

O que seria um mundo sem fóssil mas sem arte? Para além dos momentos musicais, vamos também ter uma oficina de artivismo na qual te podes envolver e aprender mais sobre como é que a arte pode mudar o mundo.

De que estás à espera? Inscreve-te já aqui: https://framaforms.org/inscricoes-do-clima-summer-fest-1686064808

Comentários

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *