2 de Maio de 2023
Website Internacional: https://endfossil.com/
O quê?
A partir de 2 de Maio, estudantes por todo o mundo vão ocupar novamente centenas de escolas e universidades para pôr fim à era dos combustíveis fósseis.
Começamos enquanto estudantes, mas queremos inspirar toda a sociedade a tomar ação radical connosco. Desta vez, estamos a apelar à sociedade que se junte à juventude e crie disrupção, bloqueie, interrompa e/ou sabote a economia fóssil nas ruas, praças, escritórios, sedes e infraestruturas.
A nossa reivindicação: fim ao … fóssil!
O nosso objetivo é mudar o sistema ao pôr fim à economia fóssil a nível internacional. Dependendo do contexto local, as reivindicações podem variar entre extração fóssil, finanças fósseis, financiamento fóssil, infraestruturas fósseis, importações fósseis, ou outras.
Fim ao fóssil: Ocupar escolas e universidades!
Entre Setembro e Dezembro de 2022, ocupámos mais de 50 escolas e universidades pelo mundo para pôr #fimaofossil (#EndFossil).
Mas a era dos combustíveis fósseis ainda não colapsou. De facto, enquanto ocupávamos escolas e universidades, esta apresentava os seus lucros recorde ao mundo. Ao mesmo tempo, os governos e as instituições continuam a alimentar a economia fóssil, recusando-se a fazer uma transição justa para todas as pessoas no mundo a tempo de parar o caos climático.
Sabemos que para parar o caos climático e garantir uma sociedade justa para toda a gente, precisamos de mudar o sistema. Também sabemos que não devemos esperar pelas industrias, governos e instituições para negociarem ou se mudarem a si mesmas: precisamos de mudar o sistema agora. Devemos aceitar a tarefa de tomar o poder pelas nossas próprias mãos.
Com estas ocupações de secundários e universidades, vamos criar disrupção no business-as-usual da sociedade para gritar que a nossa casa está a arder. Vamos fechar escolas e universidades para que as nossas reivindicações sejam ouvidas, provando ao mesmo tempo que outro mundo é possível ao mostrar coletivamente a sociedade justa que queremos criar: livre de opressões, e onde a vida, e não o lucro, esteja no centro.
Enquanto jovens, é o nosso dever radicalizar e liderar o movimento das pessoas que vai acabar com a era dos combustíveis fósseis e transformar a sociedade.
Fim ao fóssil: criar disrupção!
Começamos como estudantes a ocupar as suas escolas e universidades, mas precisamos de toda a sociedade a tomar ação radical connosco para pôr fim ao fóssil. Apenas com um movimento de massas que envolva toda a sociedade a tomar responsabilidade para parar a era dos combustíveis fósseis é que podemos verdadeiramente mudar o sistema!
Apelamos a estudantes para criarem alianças com outras partes do movimento climático e social para que em conjunto possamos mobilizar toda a gente a tomar ação radical para acabar com a economia fóssil e transformar a sociedade para que tenha justiça climática. Apelamos a não-estudantes para perturbarem o business-as-usual da economia fóssil nas ruas, nas praças, nas sedes, nos escritórios, nas infraestruturas e nos gasodutos e oleodutos.
Estudantes, trabalhadores/as, agricultores/as, cientistas, académicos/as, professores/as, artistas: a partir de 2 de Maio, vamos lutar por justiça climática e para pôr fim à economia fóssil agora.