Carta de estudantes pelo fim ao fóssil 2030

No ano passado, escrevemos ao governo um ultimato: a Carta de Estudantes pelo Fim ao Fóssil 2030, assinada por centenas de estudantes. Na carta ameaçamos que se eles não se comprometerem com esta exigência, vamos paralisar as nossas escolas em protesto.

Vamos exigir ao governo que se comprometa com o único plano que garante o nosso futuro:

Todos nós queremos a possibilidade de imaginar um futuro justo e em segurança. Estamos a estudar para garantir esse futuro. Para isto, precisamos do Fim ao Fóssil 2030, isto não é negociável, é ciência.

Na semana de 17 a 22 de novembro, caso o governo não se tenha até aí comprometido com a nossa reivindicação,  vamos paralisar escolas e universidades para o obrigar a garantir o nosso futuro. 



No dia 22 de Novembro os estudantes e toda a sociedade vão sair à rua, encontrando-nos às 15h, no Largo do Camões para marchar até à Assembleia da República, porque “O Nosso Futuro não está à Venda”. Este é o último dia para o governo apresentar um plano para Portugal que não nos mate. Chamamos as mães, professores, profissionais de saúde, artistas e todas as pessoas que não consentem com a condenção de todas as gerações atuais a um planeta inabitável, que tomem um posição e juntem-se!

Como te podes juntar?

Enquanto estudantes, não podemos consentir que o Governo continue a vender o nosso futuro! As escolas e universidades são os espaços onde nos podemos organizar para reivindicar o futuro que queremos ter.

Não és estudante? Descobre aqui como podes apoiar este movimento pelo futuro de todos!

1. Junta-te à Greve Climática Estudantil!

A Greve Climática Estudantil é um coletivo aberto que faz parte do movimento internacional por justiça climática.
A tua ajuda e participação são muito bem-vindas!
Descobre no nosso instagram quando temos reuniões introdutórias ou outros eventos públicos onde podes aparecer e falar connosco!

2. assina a carta de estudantes pelo fim ao fóssil 2030, e deixa o teu contacto

Se deixares o teu contacto na carta e já existir um grupo de whatsapp da tua escola, irás receber um link deste grupo, através do qual te podes juntar. Podes também falar com alguém do núcleo da tua escola, se os conheceres. Podes também contactar-nos para criarmos uma para a tua escola, dentro da comunidade do movimento.

3. PARTICIPA NA PARALISAÇÃO DAS ESCOLAS E NA MARCHA DE 22 NOVEMBRO

És estudante? Vem paralisar a tua escola para que deixamos claro que não vamos ser governados por quem vende e destrói o nosso futuro.

Não és estudante? Tu tens uma escolha por fazer, ou unires-te com os estudantes à reinvidicação existencial de Fim ao Fóssil até 2030 ou vais consentir que as condições para a Vida sejam destruídas e o nosso Futuro e Vida roubada. Junta-te com a tua voz e corpo participando na marcha “O nosso Futuro Não Está à Venda” a 22 de Novembro.

4. organiza-te!

1. LÊ OS GUIAS DO MOVIMENTO FIM AO FÓSSIL E VÊ OS NOSSOS RECURSOS

Precisamos de criar um grande movimento organizado em várias escolas, vamos ter guias (em breve) e recursos para que qualquer pessoa possa organizar na sua escola autonomamente, seguindo as reivindicações e princípios do movimento.

2. DIVULGA A CARTA NA TUA ESCOLA E REÚNE ASSINATURAS, CONTACTOS E COMPROMISSOS

Podes usar o guia de mobilização 😉 e os recursos que disponibilizamos!

3. JUNTA-TE OU CRIA UM NÚCLEO DE FIM AO FÓSSIL NA TUA ESCOLA

Para ajudar a mobilizar e divulgar e para organizar a paralisação das escolas. Lê o guia de núcleos para saberes mais!

Como outros setores se podem juntar